quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Chove no sul do Rio Grande do Sul, mas a seca continua

A aproximação de uma frente fria e o ar muito quente formaram nuvens carregadas no sul do Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva moderadas a fortes ocorreram em algumas cidades na tarde desta quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 18 milímetros de chuva em Bagé, em apenas 1 hora. Em Santana do Livramento foram quase 27 milímetros acumulados nesta tarde, até as 16 horas. Em Quaraí choveu 14 milímetros, em 2 horas. Em Uruguaiana, somando a chuva da madrugada e da tarde de hoje, choveu quase 24 milímetros, até as 16 horas.
Essa chuva foi mais do que bem-vinda, aliviando o intenso calor e molhando um pouco a terra, mas infelizmente é muito pouca para terminar com o quadro de seca na região.
A nova frente fria que está chegando ao Rio Grande do Sul vai facilitar a ocorrência de chuva por todo o Estado até o sábado. A partir do domingo e durante a semana que vem, a chance de chuva no sul gaúcho será baixa novamente.





























Muitas cidades do sul do Rio Grande do Sul, área próxima da fronteira com o Uruguai, estão em situação de emergência por conta da falta de chuva volumosa nos últimos meses. A situação de Bagé é uma das mais críticas. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, de agosto a dezembro de 2010, choveu muito menos do que o normal em quase todos os meses. O mês menos seco foi setembro, quando choveu aproximadamente 120 milímetros, sendo que a média normal de chuva fica em torno de 149 milímetros.
A falta de chuva desde a primavera vem sendo sentida em praticamente todo o Rio Grande do Sul, mas a deficiência mais grave vem sendo observada na fronteira com o Uruguai. A seca está causando grandes prejuízos na agricultura, na pecuária e também forçou o racionamento de água para a população. Esta situação no Rio Grande do Sul é um dos efeitos mais marcantes do fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento anormal das águas na porção central-leste do Oceano Pacífico, que abrange a costa do Peru

FONTE: CLIMATEMPO

Nenhum comentário: